Bian Que
Hoje veremos um pouco da história de um dos mestres mais famosos da Medicina Chinesa. Bian Que (扁鹊) viveu na Dinastia dos Estados Combatentes (475 – 221 a.C.) e alguns autores atribuem a ele o Nan Jing (O Tratado das Dificuldades), que pode ser considerado o segundo livro clássico mais importante da Medicina Chinesa, depois do Huang Di Nei Jing (O Tratado Interno do Imperador Amarelo).
Seu verdadeiro nome era Qin Yueren (秦越人) e quando jovem foi um estalajadeiro. Lorde Chang Sang (que vimos no artigo anterior) frequentemente se hospedava em sua pousada. O jovem Qin hospedou o mestre por 10 anos até que este, percebendo a inabalável fé e retidão do jovem, tomou-o como discípulo, transmitindo todo o seu conhecimento.
Suas habilidades e fama com o tempo tornaram-se tão grandes que ele passou a ser chamado de Bian Que, mesmo nome de um legendário médico contemporâneo a Huang Di, o Imperador Amarelo.
Ele foi um grande mestre da Pulsologia e da Acupuntura e defendia a importância dos 4 Métodos de Diagnóstico na prática clínica (四診 – Sì Zhěn):
1 – Inspeção – 望 診 – Wàng zhěn;
2 – Interrogatório – 问 诊 – Wèn zhěn;
3 – Palpação – 望 切 – Wàng qiè;
4 – Olfação e Auscultação – 聞 診 – Wén zhěn.
Muitas histórias são contados sobre o mestre Bian Que. Destaco uma particularmente interessante, pois fala de princípios muito importantes da prática da Medicina Chinesa: um dia o Rei Wei, perguntou: “Você e seus dois irmãos são médicos capacitados. Quem é o melhor entre vocês?”. Bian Que respondeu: “Meu irmão mais velho é o melhor, em seguida vem meu segundo irmão e, então, eu.”
O Rei então perguntou: “Então por que você é o mais famoso?”
Bian Que explicou: “Meu irmão mais velho trata a doença quando ela está começando a gerar sintomas. Não há nenhuma mudança importante no exterior da pessoal. O que ele faz é eliminar os fatores patogênicos que as pessoas comuns não vêem. Por isso ele não tem reconhecimento.
Meu segudo irmão cura as doenças nos primeiros estágios. As pessoas acham que ele é capaz de tratar somente doenças simples. Então ele é conhecido somente na sua vizinhança.
E quanto a mim, eu trato a doença quando ela já está bem desenvolvida e muito séria. As pessoas me vêem retirando sangue através de aplicação nos vasos e aplicando pomadas terapêuticas sobre a pele, então elas me consideram bem versado na Medicina. Então me tornei conhecido em todo o país.”
Até hoje Bian Que é usado como um título honorário para excelentes terapeutas da Medicina Chinesa.